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Para impulsionar suas vendas
Veja dicas essenciais para começar a prospectar
Prospectar é o processo de encontrar potenciais clientes que tenham o perfil ideal para comprar o seu produto. A intenção é fazer com que esse lead potencial evolua no funil de vendas até se tornar, de fato, um cliente.
A etapa de prospecção é essencial no processo de vendas e aumenta as chances de conversão. Se você não buscar esses potenciais clientes, a venda não acontece e você perde para a concorrência.
Não existe prospecção de clientes sem conhecer o mercado que você atua. Antes de começar, estude a fundo e entenda qual é o seu mercado.
Procure se informar sobre o nicho de atuação e o perfil do público-alvo da empresa. Assim, você será mais assertivo na hora de abordar os potenciais clientes.
Esse passo é importante para que você demonstre domínio sobre o produto que está vendendo. A falta de conhecimento não passa credibilidade, fazendo com que você perca vendas.
Prospectar é encontrar os clientes ideais para o seu negócio.
O cliente ideal é aquele que:
Estas seriam as características do cliente ideal para a empresa. Mas, é claro, depende de especificidades de cada mercado, alcance, maturidade, segmento ou localização da empresa.
Identificar esses pontos ajudam você a otimizar o tempo durante a prospecção e torna ela mais assertiva.
Prospectar vai muito além de construir uma lista de contatos. Envolve pesquisa, conexão e relacionamento para direcionar as pessoas ideias para se tornarem clientes e começar a gerar valor para o negócio.
Pessoas se conectam com outras pessoas, por isso é importante que você construa uma conexão com o seu potencial cliente. Eles se sentirão gratos e vão retribuir adquirindo seu produto ou serviço oferecido.
É importante que você construa um relacionamento com o cliente e ofereça uma solução para ele, em vez de apenas oferecer um produto.
As pessoas buscam soluções para suas dores ou seus sonhos. O segredo na hora de vender é oferecer a resolução para o problema que o seu cliente enfrenta no dia a dia.
Por isso, saiba como o seu produto pode ser útil no dia a dia do seu cliente. Descubra como a empresa pode solucionar isso. Mostre o valor do produto ou serviço.
Quando falamos em valor, não estamos falando de descrever características. Mas, sim, mostrar como esse produto ou serviço pode facilitar a vida do cliente e resolver os problemas que tiram o sono dele à noite.
Não deixe de aproveitar as oportunidades que o mundo digital oferece na hora de prospectar. Utilize os buscadores (como o Google) e as redes sociais para realizar suas pesquisas e identificar potenciais clientes.
Quando uma pessoa gosta de um produto e está satisfeita, ela se torna embaixadora da sua empresa. Clientes felizes não medem esforços para indicar seu produto ou serviço.
Peça indicações para os seus clientes de pessoas com quem você possa entrar em contato. Essa é uma das formas mais efetivas de prospectar clientes.
Prospectar clientes não se resume ao primeiro contato. É importante que você crie uma conexão e cative o cliente durante toda a jornada do cliente.
Para ter sucesso, crie uma abordagem padrão após a primeira conversa. Envie e-mails, coloque-se à disposição para sanar dúvidas e ajudar em qualquer objeção, compartilhe apresentações sobre o produto ou serviço, mantenha-se disponível e mostre que o seu cliente pode contar com você.
Quando você se aprofundar e tiver conhecimento de qual é o seu público-alvo, tente antecipar quais objeções podem surgir relacionadas à tomada de decisão dele.
Avalie o que está por trás da objeção de vendas. Por exemplo, se o cliente achou seu produto caro, mostre para ele qual é o valor do seu produto, deixe claro os benefícios que isso pode trazer para a vida dele.
Anote as objeções que surgirem em cada prospecção. Isso ajudará você a ficar cada vez mais preparado ao apresentar o produto, evitando que apareçam empecilhos no seu processo de venda.
Uma boa dica para quebrar objeções é utilizar gatilhos mentais.
Os gatilhos mentais levam o cliente a tomar uma decisão mais impulsiva.
São essenciais para incentivar o cliente a comprar seu produto ou serviço, se ele estiver resistente.
Veja alguns exemplos de gatilhos mentais:
Agora você já sabe que prospectar ajuda não apenas a fechar mais vendas, mas também a tornar esse processo mais eficiente, evitando esforços e abordagens que provavelmente não vão dar certo.
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